Em 2012 pense a fundo sobre o seu plano de marketing e ponha-se em acção. Deixo-lhe algumas ideias por onde começar e onde terminar. Comece pelas fundações. É verdade que uma boa casa assenta em boas fundações, mas estas não estão à vista, ou dito de outra forma por Saint-Exupéri, "o essencial é invisível aos olhos". Significa pois que para criar um produto turístico de sucesso não basta trabalhar de forma superficial, há que ir ao fundo das questões. Por isso hoje proponho que reflita sobre o seu produto e que história tem para contar sobre o mesmo. Não chega ter um bom hotel ou um bom preço, não chega ter bons colaboradores, não chega ter wifi grátis ou o pequeno-almoço servido até mais tarde. O seu hotel tem que ter algo mais, por isso passe do paradigma de "vender camas" para "proporcionar experiências únicas". Para tal, terá que reflectir sobre quem é verdadeiramente o seu hotel, como se fosse uma pessoa com personalidade própria. A quem se dirige? Invista pois na componente emocional do seu hotel. Deixo alguns exemplos de diferentes projectos turísticos com histórias bem contadas e proposta de valor diferenciadora: libraryhotel.com; onefinestay.com ou movingtable.com.
Depois de ter construído a história do seu hotel ou projecto turístico, o segundo passo que merece reflexão é sobre a segmentação. Decida um caminho. Não é possível o convívio do mercado de famílias com o mercado de bem-estar, na mesma altura do ano, a não ser que crie zonas de circulação e de alojamento distintas. Há que traçar um caminho e segui-lo convictamente. Quando queremos chegar a todo o lado, perdemos a eficiência e a visão, tentamos fazer um pouco de tudo e não conseguimos atingir os resultados. Segmentação bem definida e uma história para contar e o ano iniciará bem mais sólido.
O terceiro conselho prende-se com a simplicidade, simplicidade tarifária, simplicidade na informação prestada, simplicidade no estilo decorativo. Os consumidores procuram um momento de paz e os hotéis tendem a ser um mundo complicado, com muitas regras. Tornemos a vida dos nossos clientes mais simples.
O quarto conselho vai para a imagem que passa da sua unidade hoteleira. Invista numa boa galeria fotográfica. Não podemos nem devemos descurar os conteúdos tendo sempre em vista a pesquisa orgânica do google, mas uma vez que o cliente selecciona o seu site na internet, vai querer que este reserve e de preferência directo, assim que uma boa galeria proporcionará os ingredientes necessários para passar da vontade à acção.
Por último, pense online, pense em como chegar aos milhões de utilizadores que procuram um local para as próximas férias, para um short-break, para uma reunião de negócios, para a lua-de-mel e mais mil e uma razões para viajar. Pense em aumentar os seus canais de distribuição e sua reputação online através das redes sociais, do trip advisor, do blog. Não ignore o novo mundo. Vire o enfoque do seu hotel para o marketing digital. Invista em profissionais nestas novas áreas. Controle e monitorize o que vai acontecendo. Invista e vai ver que os resultados serão profícuos.
Termino com a frase que coloquei no título e que engloba todas as ideias acima apresentadas, pois, se reparar, tem tudo a ver com a essência dos projectos, com a sua roupagem, com a sua personalidade. E o cliente quando decide na internet, decide rápido e vai dar valor ao impacto que lhe está a causar, sendo essa a sua oportunidade para lhe causar uma primeira boa impressão e garantir a reserva.
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