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Marketing Digital: O Mundo Mudou. E a sua Estratégia mudou?

O ambiente de negócios está a mudar rapidamente e a necessidade de informação mais actualizada é crescente. Esta necessidade impulsionou o uso de tecnologias de informação (TI), vitais em qualquer sector, um recurso crítico para o turismo e hotelaria. Os benefícios de uma sólida presença online são compensadores, sendo de realçar que nunca antes seria possível chegar a um número tão elevado de potenciais clientes ao mesmo tempo, que eram anteriormente inacessíveis, realizar ofertas 24 horas por dia, sete dias por semana, todos os dias do ano.

Marketing Digital: O Mundo Mudou. E a sua Estratégia mudou?

De acordo com a Online Travel Report 2011, 30% das companhias aéreas e hoteleiras investiram em redes sociais em 2010, um índice que pode chegar aos 38% em 2011. No entanto, o estudo aponta que a maioria das empresas que investem em redes sociais actualmente medem o ROI (Retorno sobre Investimento) usando como métrica principal o aumento do número de reservas e do tráfego directo no site, enquanto somente 15% considera as conversas e interacções como pontos positivos.

Relembramos, que quando um potencial cliente faz uma busca por um hotel e encontra um site visualmente não atraente, que não está posicionado na primeira página de pesquisa do Google, que não é funcional e que tem dificuldade em realizar pagamento online, muito dificilmente irá efectuar a reserva. Neste caso, o empreendimento turístico não só fracassa no objectivo de atrair clientes pela Internet, como deixa uma imagem negativa e perde consecutivamente negócio.

Para além do mencionado, é importante a forma como gere a sua presença na rede social e os "reviews" em sites específicos. Quando bem monitorizados e geridos, poderão tornar-se um excelente meio de divulgação. No entanto, e face aos comentários negativos, estes poderão ser uma ameaça à reputação do hotel, caso sejam deixados à deriva no ambiente online.

De acordo com uma pesquisa recente da Comscore (2011), 88% das pessoas procuram na Internet antes de comprar, visitam cerca de oito sites para decidir a compra e 65% das reservas de viagens são feitas online.

Num mundo virtual que valoriza a espontaneidade e a interacção, não basta estar na Internet, é necessário desenvolver uma estratégia coerente de marketing digital no seu negócio.

O Mundo Mudou....e a Sua Estratégia Mudou?