O ambiente de negócios está a mudar rapidamente e a necessidade de informação mais actualizada é crescente. Esta necessidade impulsionou o uso de tecnologias de informação (TI), vitais em qualquer sector, um recurso crítico para o turismo e hotelaria. Os benefícios de uma sólida presença online são compensadores, sendo de realçar que nunca antes seria possível chegar a um número tão elevado de potenciais clientes ao mesmo tempo, que eram anteriormente inacessíveis, realizar ofertas 24 horas por dia, sete dias por semana, todos os dias do ano.
De acordo com a Online Travel Report 2011, 30% das companhias aéreas e hoteleiras investiram em redes sociais em 2010, um índice que pode chegar aos 38% em 2011. No entanto, o estudo aponta que a maioria das empresas que investem em redes sociais actualmente medem o ROI (Retorno sobre Investimento) usando como métrica principal o aumento do número de reservas e do tráfego directo no site, enquanto somente 15% considera as conversas e interacções como pontos positivos.
Relembramos, que quando um potencial cliente faz uma busca por um hotel e encontra um site visualmente não atraente, que não está posicionado na primeira página de pesquisa do Google, que não é funcional e que tem dificuldade em realizar pagamento online, muito dificilmente irá efectuar a reserva. Neste caso, o empreendimento turístico não só fracassa no objectivo de atrair clientes pela Internet, como deixa uma imagem negativa e perde consecutivamente negócio.
Para além do mencionado, é importante a forma como gere a sua presença na rede social e os "reviews" em sites específicos. Quando bem monitorizados e geridos, poderão tornar-se um excelente meio de divulgação. No entanto, e face aos comentários negativos, estes poderão ser uma ameaça à reputação do hotel, caso sejam deixados à deriva no ambiente online.
De acordo com uma pesquisa recente da Comscore (2011), 88% das pessoas procuram na Internet antes de comprar, visitam cerca de oito sites para decidir a compra e 65% das reservas de viagens são feitas online.
Num mundo virtual que valoriza a espontaneidade e a interacção, não basta estar na Internet, é necessário desenvolver uma estratégia coerente de marketing digital no seu negócio.
O Mundo Mudou....e a Sua Estratégia Mudou?
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