Esta foi uma pergunta muito curiosa no final de um dia intenso de formação sobre estratégia de marketing digital, feita por uma das nossas formandas. Começo por onde, perguntava. Na era digital, às vezes poderá haver a tentação de começar a comunicar online, de imediato, lançar campanhas de publicidade sem um fio condutor entre estas e a marca, e avançar com pressa, porque há a nítida sensação de já estar a perder algo e não querer ficar de fora. Trave esse ímpeto e comece pelo princípio. Comece pelos pilares da casa. Deixo-lhe alguns passos a seguir que poderá usar como "check-list" para a sua reflexão:
Assim, voltando à questão inicial, comece pelo início, como se de uma casa se tratasse. Poderá sempre fazer algumas remodelações ao aspecto da sua casa, mudar de cor, alterar estados de espírito, etc, mas aquele passo muito importante que é a base, o pilar, a estrutura central, esse deverá ser muito bem pensado, porque esse à partida viverá com a sua empresa ao longo dos anos, é por essa razão que a sua empresa existe e convém que o seu consumidor compreenda bem a mensagem que quer passar. Por isso tome o tempo que precisar para que aquilo que oferece ao seu público-alvo seja percepcionado como diferenciador e esteja no "top" das suas preferências. Não caia na tentação de começar a casa pelo telhado e de desenvolver acções de marketing online que vão desaguar numa "landing page" feita para o propósito e somente a pensar no curto prazo. Deixe de apostar em campanhas atrás de campanhas e invista numa estratégia de comunicação baseada na história que a sua marca quer contar, ano após ano, de forma coerente e sólida. Veja, a título de exemplo, o que uma marca como a "coca-cola" tem vindo a fazer, ao longo de vários anos. Antes de dar a gestão das suas campanhas a alguma empresa, defina muito bem o que pretende e a forma como quer chegar lá. Não deixe a definição da estratégia do seu negócio nas mãos de terceiros e parta para a acção, sempre tendo em mente, acção - correcção - acção - correcção.
Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa utilização de cookies. Saiba mais.